OFICINAS OFERECEM FORMAÇÃO E ESTIMULAM PARTICIPAÇÃO DO MDP NO FESTIVAL


Morro das Pedras sob o olhar de Édi da Silva, ministrante da oficina de fotografia


Está chegando a hora da etapa de formação do Somos Comunidade. As inscrições já estão abertas para cinco oficinas ligadas à cultura e à economia criativa: grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos. A escolha dos temas teve como base as necessidades e expectativas apontadas pelos representantes da comunidade nas etapas anteriores do projeto - o Mapa Afetivo e o Hackacom. Todos os cursos são gratuitos, abertos para jovens a partir dos 12 anos, com realização nos meses de maio e junho de 2021, em formato virtual, com atividades e aulas ao vivo ou gravadas.


As ações de formação têm como objetivo criar sinergia entre as experiências afetivas dos moradores e o potencial transformador da comunidade do Morro das Pedras (MDP). Os conteúdos e as temáticas das oficinas vão estimular os participantes a produzir novas leituras e intervenções, contribuindo para redesenhar vidas e a economia local.


O Somos Comunidade aposta na capacitação como instrumento imprescindível para a transformação da afetividade coletiva em efetividade empreendedora, principalmente para jovens profissionais estreantes no mercado de trabalho, que precisam de formação prática em seus ofícios ou, simplesmente, desejam adquirir conhecimento.


Serão mais de 150 horas de formação, conduzidas por monitores que residem ou têm ligação com o Morro das Pedras, e também por profissionais de renome que atuam em Minas Gerais. Tudo que sair desse caldeirão de encontros irá direto para o palco do E-Festival Somos Comunidade, que esse ano será realizado em julho no formato virtual.


As oficinas de grafite, foto, vídeo, figurino e produção de eventos vão fornecer imagens, conteúdos e cenários e preparar a equipe que irá participar do planejamento e da operação do E-Festival, que contará com documentário e apresentações artísticas, criados pela comunidade do Morro das Pedras através das vivências que tiveram na Escola das Artes Instituto Unimed-BH.


O E-Festival, assim como nas edições anteriores do Festival Somos Comunidade, vai contar também com a participação de artistas de renome nacional, coletivos e grupos da cidade de Belo Horizonte, visando proporcionar um intercâmbio entre profissionais e amadores. Assim, completa-se o ciclo de ativação da inteligência coletiva da comunidade e seu aproveitamento em todas as etapas do projeto. O conteúdo produzido pelos alunos das oficinas ficará disponível em plataformas digitais.


O Somos Comunidade tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura. A etapa Formação é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Realização: Coreto Cultural, Prefeitura de Belo Horizonte, Ministério do Turismo e Governo Federal.


SE INSCREVA AQUI

51 visualizações