top of page

SOMOS COMUNIDADE ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS EM CONTAGEM

O Programa Somos Comunidade que atua, desde 2012, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, chega agora a Contagem. A iniciativa fomenta o empreendedorismo social, a economia criativa e a transformação social por meio de atividades formativas e da construção coletiva do conhecimento. As inscrições das oficinas têm início no dia 15 de agosto e se encerram no dia 31, e podem ser feitas, gratuitamente, aqui no site, neste link.


Oficina de Som, Luz e Projeção com Bruno Cerezoli e grupo de alunos do Morro das Pedras. Foto: Nina Teresa

Serão ofertadas oficinas e palestras nas áreas de empreendedorismo e de formação artística. O programa é direcionado artistas, produtores e pessoas interessadas em geral que buscam ampliar o conhecimento no mercado de produção cultural. Todas as atividades são gratuitas e os participantes recebem certificado digital.


Com foco na ampliação do conhecimento sobre as realidades dos dois territórios atendidos e no fortalecimento da rede de lideranças, o programa Somos Comunidade 2023 é realizado em cinco etapas: mapeamento sociocultural, formação, mostra de artes cênicas, avaliação e contrapartida social. A cena cultural de Contagem é diversificada e composta por talentos locais que atuam na dança, música, teatro e outras manifestações artísticas. São centenas de pequenos, médios e grandes grupos, trupes, associações e institutos culturais e outras entidades e organizações que se apresentam e/ou desenvolvem projetos que beneficiam a população e movimentam a cadeia econômica da cultura.


Com isso, o Somos Comunidade chega a Contagem com o objetivo de se unir a este trabalho já desenvolvido, formar talentos, promover a cidadania e valorizar a contribuição das comunidades na história e no desenvolvimento do município. Em 2023, o programa vai promover oficinas presenciais sobre conteúdos ligados à produção cultural: Cenografia; Confecção de Figurinos e Adereços; Maquiagem Artística; Som, Luz e Projeção; Elaboração de Projetos Culturais; Divulgação nas Redes Sociais; Foto e Vídeo; e Confecção de Tambores e Ritmos.


Outra etapa do Somos Comunidade já em andamento em Contagem é o Mapeamento, etapa feita por meio de entrevistas com a comunidade, com o objetivo de conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, a fim de promover o engajamento dos moradores nas suas atividades. Atualmente, comunidades de oito regionais já foram ouvidas, somando 12 grupos, sendo mais de 20 horas de escuta e registros.

Bora turbinar seus conhecimentos?


Clique AQUI e saiba tudo sobre as oficinas.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page