SC_Tarja-Hackacom.png
Tag_hackacom.png
Hackacom01 (26).jpg

O QUE É

HackaCom é uma gincana comunitária para identificação de desafios e construção de soluções. Jovens empreendedores criativos e culturais do Morro das Pedras se reuniram na quadra da escola de samba Cidade Jardim para falar das suas percepções, dores e expectativas sobre o futuro da comunidade(*). 

O PROCESSO

O encontro adotou a metodologia Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios”, uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página.

Para tornar a metodologia mais inclusiva e acessível, os participantes sugeriram a substituições dos termos originas do BMC por outros, criando um quadro personalizado para a comunidade. Proposta de valor foi substituído por “relíquia”, Relacionamento com Cliente por “desembolo” e Parcerias Chave por “braço”, dentre outros termos peculiares. A adoção de palavras simples e vinculadas à linguagem do Morro das Pedras, permitiu melhor entendimento da proposta e, consequentemente, maior engajamento de todos. 

O OBJETIVO

O principal objetivo do HackaCom, além de apresentar métodos e ferramentas de planejamento, foi expandir o pensamento destes jovens para que, colaborativamente e coletivamente, possam construir propostas de alavancagem e desenvolvimento de seus negócios, talentos e de melhoria da sua comunidade. 

O RESULTADO

Como resultado, o grupo desenhou o modelo de negócio de uma “Mostra Cultural do Morro”, iniciativa que visa ativar a potência da comunidade, envolvendo os artistas, empreendedores, líderes e os moradores, criando assim um negócio local com visão global, para ressignificar e fortalecer a imagem do Morro para os próprios moradores e para a sociedade como um todo.

A realização do HackaCom, segunda etapa do Somos Comunidade, juntamente com o mapeamento afetivo realizado na primeira etapa, foi importante para a definição de demandas de formação da comunidade e, também, para a coleta de insumos que auxiliarão na construção do e-festival.  

O HackCom foi conduzido pela multi-talentos Marcela Bueno, da MAR Negócios do Futuro, empresa parceira do Somos Comunidade.

(*) A atividade foi realizada respeitando-se o protocolo de prevenção ao COVID-19, com uso de máscaras, álcool gel e medição de temperatura de todos os participantes, dentre outras medidas.

 

AS FOTOS SÃO RESULTADO DE UMA COBERTURA COLETIVA ENTRE PARTICIPANTES E EQUIPE. 
 

A ETAPA HACKACOM DO SOMOS COMUNIDADE É REALIZADA TAMBÉM COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE.

Projeto Somos Comunidade - Formação, nº 0873/2018, aprovado no Edital 2018/2019 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

Formação_lmic.png