SC_Tarja-Hackacom.png
SOMOS_MORRO-TALKS_banner-site.jpg

O QUE É

Compartilhar os aprendizados e as experiências de participantes da organização do Somos Comunidade de 2020/2021 e avaliar os impactos da edição do projeto no Morro das Pedras, realizado em cinco etapas com o propósito de promover a comunidade à condição de protagonista de sua realização. Estes são os objetivos do Morro Talks, etapa do projeto que reuniu, em duas rodas de conversa gravadas no Palácio das Artes, artistas, empreendedores, educadores e organizações sociais da comunidade, e a equipe da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, patrocinadora do projeto.

O OBJETIVO

O intuito é dar visibilidade aos encontros e compartilhar aprendizados e experiências de todos os colaboradores desta edição do Somos Comunidade, que, de forma inédita, foi realizado em cinco etapas, no formato híbrido: Mapa Afetivo, HackaCom, Formação, produção do documentário-espetáculo “Não há Sol à Sós" e o Morro Talks. Os depoimentos dos moradores do Morro das Pedras e, também, dos colaboradores do programa Somos Comunidade e da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, avaliaram os conceitos que permearam a realização do Somos Comunidade: acolhida, escuta e trabalho cocriado.

O RESULTADO

O trabalho colaborativo estabeleceu laços ainda mais fortes entre atores e instituições que atuam dentro do Morro das Pedras. A sinergia entre diversos perfis, papéis e habilidades contribuiu para o aumento da autoestima individual e coletiva. As rodas de conversa transmitiram um recado para dentro e para fora da comunidade: quanto mais o morro se conhece, mais ele cresce. As grandes transformações da comunidade podem e devem ser produzidas por ela mesma, através da valorização de suas potencialidades na arte e na economia criativa.

Encontro “Artistas e empreendedores do Morro das Pedras”.
25 de setembro, sábado, às 20h

Em pauta, os desafios e oportunidades encontradas e o que fica de legado para a comunidade. Os participantes dessa roda de conversa são todos moradores do Morro das Pedras e são prestadores de serviços para o Somos Comunidade: Dodó Silva (produtor executivo, músico e fotógrafo), Fred Amorim (assistente de produção e catering), Iago Henrique (assistente de produção e cinegrafista), Patrícia Vieira (produtora executiva), Rick Silva (artista e técnico de som), Mari Flor Canuto (oficineira, figurinista, cenógrafa e ilustradora), Mano Coti (artista), Vinição (artista), Rosilaine Cardoso (serviços gerais), Ione Soares (assistente de produção) e Hudson Brum (assistente de produção).

SOMOS_MORRO-TALKS_fundo-01.jpg

Encontro “Escola de Artes Instituto Unimed-BH”
26 de setembro, sábado, às 20h

Nesta roda de conversa, os participantes falam dos desafios de manter a escola funcionando em ano pandêmico e os impactos para crianças e jovens participantes da Escola de Artes. Participaram do encontro Marjorie Quast (direção geral - Escola de Artes IUBH), Inês Amaral (direção artística e coordenação pedagógica - Escola de Artes IUBH), Cyntia Reyder (professora balé clássico - Escola de Artes IUBH), Eliatrice Gischewski (professora balé clássico - Escola de Artes IUBH), Hanna Araújo (professora balé clássico - Escola de Artes IUBH), Luciana Lanza (professora balé clássico - Escola de Artes IUBH), Marlon Castro (professor danças urbanas - Escola de Artes IUBH), Renato da Costa (professor percussão - Escola de Artes IUBH), Raphael Araújo (professor percussão - Escola de Artes IUBH), Fabiana Romoaldo (coordenação percussão - Escola de Artes IUBH), Renata Botelho (colaboradora do Instituto Unimed-BH) e Sheila Silva (colaboradora do Instituto Unimed-BH).

SOMOS_MORRO-TALKS_fundo-02.jpg

A ETAPA MORRO TALKS DO SOMOS COMUNIDADE É REALIZADA TAMBÉM COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE.

Projeto Somos Comunidade - Formação, nº 0873/2018, aprovado no Edital 2018/2019 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

Formação_lmic.png