top of page

APRESENTAÇÕES DO GRUPO SOMOS MARCA NOVA FASE DO PROJETO EM 2025

  • ANTENA
  • 5 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de abr.

No próximo sábado, dia 12 de abril, ao meio-dia, o público que passar pela Praça Floriano Peixoto vai conferir de perto o início de uma nova e emocionante jornada do projeto Somos Comunidade. A data marca a estreia do “Grupo Somos” em 2025, dentro da programação comemorativa dos 22 anos do Instituto Unimed-BH — patrocinador do projeto. A apresentação é gratuita e aberta ao público e traz à cena uma poderosa mistura de dança e ritmos, com participações especiais de Adrianna Moreira, Maurício Tizumba, Veteranos dos Arautos do Gueto e Sociedade do Riso.

Foto: Leo Lara
Foto: Leo Lara

A apresentação faz parte do ciclo formativo do Programa Somos Comunidade,  iniciado em 2024 com a criação do Grupo Somos, composto por 20 jovens com uma média de idade de 18 anos — sendo 75% mulheres e 25% homens — oriundos de projetos sociais em escolas públicas, todos com experiência prévia em dança. 


A seleção foi realizada em 2024, na Escola Municipal Hugo Werneck, no Morro das Pedras. As sequências de avaliação incluíram técnicas de clássico, jazz e danças urbanas, e a banca examinadora contou com as diretoras do Camaleão Grupo de Dança (Marjorie Quast e Inês Amaral) e os diretores do programa Somos Comunidade (Gilvan de Oliveira e Lilian Nunes).


O grupo estreou em 2024, trazendo o espetáculo “Somos Todos Um”, apresentado no Festival Somos Comunidade, no Parque Municipal. Ainda no mesmo ano, os jovens também participaram da montagem “Herói”, comemorativa aos 40 anos do Grupo Camaleão, com direção de Oswaldo Montenegro.


Neste novo ciclo, o grupo retoma as atividades com aulas regulares em diversas técnicas de dança — como Continuum, Jazz, Hip Hop, Street Dance, House e Clássico — sob o acompanhamento da equipe de professores do Grupo Camaleão e da diretora artística Inês Amaral, que também é pedagoga. Além das aulas, os integrantes serão convidados a participar das demais atividades formativas viabilizadas pelo projeto, que também serão abertas ao público. Estão previstas oficinas de visagismo (maquiagem e cabelo), espaço e técnica cênica, escrita de projetos e divulgação.


A proposta vai muito além da dança. Para Lilian Nunes, diretora artística e executiva da Coreto Cultural — realizadora do Somos Comunidade —, o grupo amplia o acesso à formação técnica e artística, fortalece a autoestima, gera oportunidades de renda e prepara os jovens para o mercado cultural. “É um espaço de criação, troca e projeção. Queremos que esses jovens se enxerguem como artistas completos e que o público também reconheça essa potência”, afirma.


Segundo Inês Amaral, a continuidade formativa é essencial para manter a conexão desses jovens com a arte e com seus próprios projetos de vida. “Mais do que aprender técnica, eles experimentam pertencimento e protagonismo.”


Além do espetáculo na Praça Floriano Peixoto, o programa segue com novas oficinas abertas ao público, atividades nos territórios de origem e muitas novidades ao longo do ano. Fique de olho e venha conhecer de perto essa potência coletiva que é o Grupo Somos.

댓글


bottom of page