top of page

MAPA AFETIVO APROFUNDA O CONHECIMENTO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DE CONTAGEM



Foto: Daniel Márcio

Em mais uma etapa do projeto Somos Comunidade, foi produzido em Contagem o mapa afetivo da cena cultural da cidade, por meio de entrevistas com diversos agentes que trabalham com cultura, como artistas, professores e servidores públicos. As entrevistas foram realizadas entre julho e agosto de 2023, com 26 pessoas, entre jovens e adultos, homens e mulheres.


O mapeamento revelou uma cidade acima de tudo viva. Não apenas no sentido vibrante da palavra, mas também consciente de seus enormes desafios. Vale ressaltar que esse mapeamento é uma ferramenta de diagnóstico baseada em relatos que levam em conta a subjetividade e as experiências de moradores para que se possa entender melhor o território. Como resultado, tem-se o conhecimento ou aprofundamento da realidade local. 



A cena cultural de Contagem é composta por muitos coletivos, artistas das mais diferentes cenas, politizados, conscientes da história de formação de seu território e respeito às suas origens enquanto cidade planejada e que transborda suas fronteiras. É celeiro de diversas iniciativas que acontecem graças à perseverança e à vontade de contribuir para a construção da consciência popular, do respeito coletivo às origens e do valor dos esforços dedicados ao cuidado e ao patrimônio da cidade.


A metodologia utilizada no mapeamento tem como alicerce os sentimentos, afetos, histórias, vivências e impressões dos cidadãos, reconhecendo e identificando a produção cultural da cidade de Contagem através do olhar e das vivências dos mais diversos agentes culturais do território. O diagnóstico permite compreender o território, suas especificidades e a relação das pessoas com a cidade, especialmente no que diz respeito à cena cultural.




Como consequência do mapeamento, no âmbito do Projeto Somos Comunidade, foram criadas ações para as etapas seguintes, promovendo o empreendedorismo, a transformação social e a valorização da cultura nas comunidades periféricas, impulsionando o crescimento econômico local ao mesmo tempo que reconhece os talentos culturais, muitas vezes marginalizados.


Assista ao vídeo do Mapeamento Afetivo de Contagem




16 visualizações

Commentaires


bottom of page