top of page

SAIBA COMO FORAM AS OFICINAS DO SOMOS EM CONTAGEM

Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a transformação social por meio do fomento à economia criativa, o projeto Somos Comunidade ofereceu uma grade de oficinas culturais e de formação artística em Contagem, tendo como público alvo artistas, produtores e pessoas em geral que buscam ampliar o conhecimento no mercado de produção cultural. Todas as atividades foram realizadas gratuitamente e os participantes receberam certificado digital. 

Os alunos puderam participar das oficinas de Cenografia; Confecção de Figurinos; Som, Luz e Projeção; Foto e Vídeo; Maquiagem Artística; Elaboração de Projetos Culturais; Confecção de Tambores e Ritmos; e Divulgação em Redes Sociais, ampliando seus conhecimentos e formação, utilizando a cultura como alavanca para o desenvolvimento humano, com promoção do bem-estar coletivo.



As oficinas em Contagem foram realizadas em parceria com o Instituto Cultural CircoLar e com a Escola Municipal Heitor Villa Lobos e aconteceram nas sedes das duas instituições, entre os meses de setembro e outubro de 2023. Mais de 72 alunos foram atendidos nas oito oficinas, somando mais de 100 horas de aula.


A cena cultural de Contagem é diversificada e composta por talentos locais que atuam na dança, música, teatro e outras manifestações artísticas. São centenas de pequenos, médios e grandes grupos, trupes, associações e institutos culturais e outras entidades e organizações que se apresentam e/ou desenvolvem projetos que beneficiam a população e movimentam a cadeia econômica da cultura. Com isso, a presença do Somos Comunidade em Contagem valorizou o trabalho já desenvolvido, formando novos talentos e promovendo a cidadania, abrindo portas para geração de emprego e renda por meio da arte.


De acordo com a diretora-executiva da Coreto Cultural, Lilian Nunes, o Somos Comunidade veio somar à efervescência cultural contagense. “A cidade é imensa e já apresenta em suas regionais um rico e diverso movimento cultural. Chegamos para conhecer, aprender, trocar e ampliar o conhecimento sobre a produção de cultura em nosso estado”. Projetos como o Somos Comunidade trazem um novo olhar para comunidades com potencial de crescimento. 


14 visualizações

Comentarios


bottom of page