top of page

INSTITUTO UNIMED-BH: SOMOS O CUIDADO QUE TRANSFORMA



Criador e gestor da Escola de Artes e parceiro e patrocinador do Somos Comunidade, o Instituto Unimed-BH é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003 e que desenvolve ações para ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente por meio do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas.


Os projetos desenvolvidos dialogam em 5 frentes de atuação:


Comunidade

Desde 2007, por meio da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, oferecemos cursos de balé clássico, percussão e danças urbanas para crianças e jovens, moradores da Comunidade do Morro das Pedras. Com o apoio dos nossos parceiros culturais, também viabilizamos cursos de jogos teatrais para idosos e professores da rede pública, além de manter um coral infantil formado por crianças da rede municipal de ensino.


Meio ambiente

Desde 2010, contribuímos para a cadeia produtiva da coleta e reciclagem de resíduos por meio do projeto Cooperativa Sustentável. São promovidas ações voltadas para a rede de catadores locais, que buscam aumentar a eficiência em gestão e geração de renda.


Voluntariado

Incentivamos os colaboradores e cooperados da Unimed-BH a participar em atividades voluntárias, doando tempo, trabalho e talento em prol de iniciativas que promovam o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida das pessoas que moram nas comunidades vizinhas à Cooperativa.


Adoção de Espaços Públicos

Desde 2010, a Unimed-BH adota duas praças em Belo Horizonte, por meio do Programa Adote o Verde. O Instituto Unimed-BH contribui nesta parceria por meio do relacionamento com a comunidade e com o poder público. Através do projeto Circuito Instituto Unimed-BH atrações socioculturais são realizadas nas praças adotadas e também em Betim e Contagem buscando estimular a ocupação desses espaços pela população, visando contribuir para a qualidade de vida de todos.


Cultura

O Programa Sociocultural Unimed-BH é a maior experiência de patrocínio do país mantida por pessoas físicas, segundo a Secretaria Especial de Cultura, e já destinou mais de R$120 milhões em incentivo desde a sua criação em 2000. Esse programa promove o fomento à produção cultural e a democratização de acesso por meio da captação de incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.


Mais de 40 projetos são patrocinados por essa rede e, somados aos projetos socioculturais e ambientais próprios, geraram cerca de 16 mil postos de trabalho e beneficiaram mais de 850 mil pessoas no último ano. Médicos cooperados e colaboradores se unem em prol desse movimento cidadão, que viabiliza programação cultural gratuita ou a preços populares para o público de BH e região metropolitana, além de levar atividades socioculturais a escolas e comunidades onde o Instituto Unimed-BH atua. 


Conheça os resultados do Instituto Unimed-BH AQUI.



Para maiores informações acesse o SITE DO IUBH



35 visualizações
bottom of page