top of page

SOMOS COMUNIDADE FECHA CICLO 2022/2023 NO MORRO DAS PEDRAS E CONTAGEM

Sucesso! Essa palavra define a última edição do Somos Comunidade, que corresponde ao ciclo 2022/2023. Foram duas localidades de atuação – o Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e Contagem, com o envolvimento de  130 alunos nas oficinas e público de mais de 2 mil pessoas nas mostras culturais. O projeto fomentou o empreendedorismo social, o fazer cultural e a economia criativa, ampliando sua atuação e levando novas oportunidades a jovens e crianças. O Somos Comunidade é realizado pela Coreto Cultural e o Ministério da Cultura. Tem patrocínio do Instituto Unimed BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


O último ciclo do Somos Comunidade contou com vários momentos importantes que culminaram com as mostras de resultados. Em cada etapa foram promovidas atividades que trabalharam a autoestima e o pertencimento dos participantes com a comunidade em que vivem, além de ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional.


Veja abaixo um pouco do que rolou em cada etapa do Somos Comunidade 2022/2023.


Mapa afetivo

Produzido por meio de entrevistas com a comunidade, o mapeamento foi realizado por meio de entrevistas com moradores de Contagem, com o objetivo de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade local afim de estabelecer um diagnóstico para subsidiar o desenvolvimento das demais etapas do programa e, também, promover o engajamento dos moradores nas suas atividades. 


Wanderson, do Emerge Artes, um dos entrevistados durante o Mapa Afetivo em Contagem.

Oficinas


O projeto Somos Comunidade ofereceu uma grade de oficinas culturais e de formação artística no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e em Contagem, tendo como público alvo artistas, produtores e pessoas em geral em busca de ampliar o conhecimento no mercado de produção cultural e artes cênicas. Todas as atividades foram realizadas gratuitamente e os participantes receberam certificado digital.


Em Contagem os alunos puderam participar de oito oficinas, sendo de Cenografia; Confecção de Figurinos; Som, Luz e Projeção; Foto e Vídeo; Maquiagem Artística; Elaboração de Projetos Culturais; Confecção de Tambores e Ritmos; e Divulgação em Redes Sociais, ampliando seus conhecimentos e formação. 72 alunos foram beneficiados. 


Para atender as demandas identificadas pela comunidade do Morro das Pedras, em 2023, o programa promoveu sete oficinas, sendo de Cenografia para apresentação artística; Confecção de figurino e adereços; Maquiagem; Cabelo - perucaria teatral; Som, luz e projeção para apresentação artística; Elaboração de projetos culturais; e Divulgação em redes sociais.  58 alunos foram beneficiados.


Alunos da Oficina de Som, Luz e Projeção, durante visita técnica aos teatros em Belo Horizonte.


Palestras-aulas


A Coreto Cultural, também dentro da etapa de formação do projeto Somos Comunidade, produziu quatro palestras-aulas, disponíveis em vídeo e áudio, com o objetivo de expandir os conhecimentos acerca da produção cultural para os participantes das oficinas do projeto e também para o público em geral. As quatro palestras-aulas foram realizadas por profissionais da cena belorizontina, notórios fazedores de arte e cultura que compartilharam suas experiências e ampliaram a visão sobre os caminhos de formação e realização àqueles que se interessam pelas atividades na frente e por trás dos palcos. Os vídeos contaram com mediação do diretor Chico de Paula.


Os vídeos podem ser assistidos no YouTube, aqui. Já os podcasts podem ser ouvidos aqui no Spotify


Lira Ribas uma das convidadas para a palestra-aula.


Palestras nas Escolas


O Somos Comunidade realizou em 2022 e 2023 palestras com profissionais de artes cênicas para a comunidade escolar de Belo Horizonte e Contagem, incluindo alunos e educadores de escolas públicas, além de seus familiares. As atividades estão incluídas nas ações de contrapartida do projeto. 


Foram duas palestras na Escola Municipal Hugo Werneck, em Belo Horizonte, durante o evento comemorativo de 20 anos do Instituto Unimed (2022), e ao final do ciclo (2023), e no Parque Fernão Dias, em Contagem (2023).


Nos encontros, aconteceram muitas conversas produtivas, com foco em cultura, arte e produção cultural. Também houve exibições de vídeos, oficinas brincantes e atrações circenses. 



Bate-papo sobre cultura na Escola Municipal Hugo Werneck em BH


Mostras Culturais


Para finalizar o projeto, o Somos Comunidade realizou duas mostras culturais, uma em cada cidade atendida. Em Belo Horizonte, a ação aconteceu no dia 10 de setembro de 2023, no Parque Municipal Renné Giannetti, com o nome de Mostra de Resultados “Cultura é o Caminhar”, com intervenções artísticas, apresentações de dança e música e oficinas. Toda a programação oferecida ao público foi gratuita e contou com a participação de profissionais, alunos em formação ou já graduados pelo Somos Comunidade. 


O evento ofereceu momentos de entretenimento ao público presente por meio de atividades e apresentações artísticas e também mostrou os processos de aprendizado e criação das oficinas de formação, realizadas na comunidade Morro das Pedras de Belo Horizonte, no primeiro semestre de 2023. Os alunos das ações de capacitação nos segmentos de som, luz e projeção participaram da montagem e operação do evento; elaboração de projetos atuaram como equipe de apoio e operação; divulgação em redes sociais participaram de toda a produção do evento. 



Varias atividades rechearam a programação da Mostra em BH.

No dia 16 de dezembro, os contagenses puderam participar da Mostra de Arte e Cultura do projeto Somos Comunidade, realizada no Parque Fernão Dias. Durante todo o dia, os presentes puderam assistir e participar de atrações de circo, teatro, dança, artes visuais, música e cultura popular. 


A mostra reuniu artistas e grupos de Contagem e apresentou resultados das oficinas oferecidas no segundo semestre de 2023 na cidade, com foco na aquisição e ampliação de conhecimentos que podem ser utilizados no mercado de produção cultural. Mais de mil pessoas participaram de cada mostra de resultados.


A apresentação do Espetáculo "A Máquina do Mundo" foi uma das atrações da Mostra em Contagem.

11 visualizações

Comments


bottom of page