Um encontro repleto de atividades culturais, recreativas, formativas e de diálogo com artistas e lideranças locais, marca o início do ciclo do Programa Somos Comunidade, neste sábado, 26/11, das 10h às 18h, na Escola Municipal Hugo Werneck, berço do projeto. O novo ciclo do programa, que estimula o empreendedorismo social e a cultura criativa, promoverá atividades formativas e artísticas para crianças, jovens e adultos do Morro das Pedras, e ampliará os mecanismos de escuta da comunidade, com vistas à elaboração de um diagnóstico que subsidie ações de desenvolvimento comunitário nesta e em edições futuras.
Foto: Élcio Paraíso
De volta ao formato presencial, o Somos Comunidade mantém a arquitetura implementada em 2020/21, que entrelaçou em suas etapas a escuta, a formação e a criação coletiva, em uma mobilização inédita que reuniu Instituto Unimed BH, Coreto Cultural, alunos e professores da Escola de Artes Instituto Unimed BH, produtores, artistas, organizações, empreendedores e prestadores de serviço locais.
O evento tem como objetivo mobilizar a comunidade para engajá-la às ações do ciclo, por meio de um processo contínuo de escuta, diálogo e reflexão sobre suas demandas socioculturais. Esses momentos estarão presentes em toda a programação do encontro, com destaque para o bate-papo entre a artista gráfica e visual Mari Flô, cria do MDP, e Camila Buzelin, da Cenografia Sensível, às 14 horas.
O encontro é gratuito e aberto ao público, especialmente à comunidade escolar (alunos, pais e Professores), agentes culturais e lideranças comunitárias da região do Morro das Pedras. Confira a programação e venha para o Somos Comunidade!
10h - Tamborilata
Apresentação de 25 crianças da comunidade do MDP com instrumentos de tambores de plástico e lata, confeccionados em oficinas promovidas pelo grupo Arautos do Gueto.
10h às 16h - Grafite ao vivo e Oficina de Grafite
Com Mari Flô e David Henar.
10h30 - Oficina de percussão, com Arautos do Gueto
Experimente os ritmos percussivos com os mestres percussionistas
10h às 12h e 14h às 16h: Oficina de brinquedos de material reciclável, com Estação Criativa
Atividades de recreação formativa que combinam artes cênicas, expressão corporal, música, brinquedos e brincadeiras, desenho e artesanato.
11h às 12h e 14h às 15h: Brincadeiras de criança com Makambas Brincantes
Brincadeiras tradicionais como rouba-bandeira, cabra-cega, pega-chinelo, pula-corda, raposa e galinha, briga de galo, reloginho, amarelinha, gincana, e muito mais.
13h: Aulão de dança com Marlon Castro
Movimente o corpo e experimente diversos estilos de dança
13h: Oficina: Varal de desenhos
14h: Palestra e bate-papo
A artista do MDP, Mari Flô, conversa com Camila Buzelin, da Cenografia Sensível, sobre cenografia, artes visuais e economia criativa.
15h: Linguagem acessível com Librário
Por meio de brincadeiras e oficinas com pintura e papel, o Coletivo Librário introduz a linguagem de sinais e a Libras.
15h: Apresentações artísticas da Escola de Artes
Confira as apresentações das turmas de ballet, jazz, danças urbanas e percussão da Escola de Artes Instituto Unimed-BH.
16h30 - Roda MDP Musical
Música com os talentos do MDP: Dodó Silva, Menino Jazz, Rick Silva, Mano Coti, Cinara Ribeiro, Domingos do Cavaco, Ryan, Wagner Morrone, Raquel Seneias, Isadora Belino (Agbara) e convidados.
Venha participar deste encontro com a gente!
Comments