top of page

SOMOS COMUNIDADE REALIZA PALESTRAS COM A COMUNIDADE ESCOLAR EM BH E CONTAGEM

O Somos Comunidade realizou em 2022 e 2023 palestras com profissionais de artes cênicas para a comunidade escolar de Belo Horizonte e Contagem, incluindo alunos e educadores de escolas públicas, além de seus familiares. As atividades estão incluídas nas ações de contrapartida do projeto.



O primeiro encontro, "Bora Prosear", foi realizado em 26 de novembro de 2022 na Escola Municipal Hugo Werneck, em Belo Horizonte. A artista visual e educadora social Mari Flor Canuto, o escritor e comunicador Menino Jazz e o designer, artista visual e fotógrafo Iago Viana debateram o documentário que participaram,  “Não há sol a sós”, produzido no ciclo anterior do Somos Comunidade, e também levantaram questões relacionadas ao protagonismo artístico da comunidade do Morro das Pedras, onde estão inseridos. A atividade foi mediada pela diretora artística da Coreto Cultural, Lilian Nunes, e contou com público estimado de 450 pessoas, entre estudantes, professores e familiares dos alunos da escola.


Na ocasião, também rolaram atividades lúdicas com as crianças presentes, como oficinas de brinquedos e brincadeiras da Estação Criativa e das Makambas Brincantes, oficina e apresentação de percussão com Arautos do Gueto e Tamborilata, aulão de dança com Marlon Castro, oficina de grafitti com Mari Flô e oficina varal de desenhos. A equipe da Librário marcou presença para promover sensibilização de libras e uma maior percepção acerca da acessibilidade do projeto. 



Em 25 de novembro de 2023, mais uma ação de contrapartida foi realizada, dessa vez no evento de final de ano da Escola de Artes, dentro das comemorações de 20 anos do Instituto Unimed-BH. Durante o encontro, o Somos Comunidade promoveu atividades relacionadas com as oficinas de maquiagem e cabelo, exposição de figurinos confeccionados durante a etapa formativa do projeto no Morro das Pedras e exibição de trechos de vídeos artísticos do Somos Comunidade, seguidos por bate-papo com os diretores Gilvan de Oliveira (musical) e Inês Amaral (cena) sobre a construção artística do projeto, nosso coordenador Chico de Paula sobre o audiovisual inserido nas artes cênicas e Dodó Silva, parceiro do Arautos do Gueto, sobre suas experiências com articulação comunitária para o desenvolvimento de projetos de música e inserção desses grupos comunitários e ações de artes cênicas, a exemplo do que é feito no Somos. O público presente foi de 450 pessoas.



A terceira ação foi realizada em 15 de dezembro de 2023, voltada aos estudantes da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, instituição que recebeu parte das oficinas Somos em Contagem. Alunos e professores foram levados pelo projeto à tenda de circo montada no Parque Fernão Dias, sede contagense da mostra Somos Comunidade. Deisy Castro, presidente da CircoLar, e a diretora Lilian Nunes falaram ao público sobre as etapas de viabilização dos projetos de artes cênicas, seus desafios e oportunidades. Em seguida, as 300 pessoas presentes assistiram ao espetáculo Circo de Brinquedo, montagem do repertório da CircoLar, principal instituição parceira na cidade. 

10 visualizações

Comentarios


bottom of page