top of page

UM DIA REPLETO DE ARTE, MÚSICA, DIVERSÃO E PERTENCIMENTO NO PARQUE EM BH

O Somos Comunidade, iniciativa do Instituto Unimed-BH e da Coreto Cultural, realizou, durante a manhã do dia 10 de setembro, no Parque Municipal Renné Gianetti, a mostra de resultados “Cultura é o Caminhar”, com intervenções artísticas, apresentações de dança e música e oficinas. Toda a programação oferecida ao público foi gratuita e contou com a participação de profissionais, alunos em formação ou já graduados pelo Somos Comunidade. 


O evento ofereceu momentos de entretenimento ao público presente por meio de atividades e apresentações artísticas e também mostrou os processos de aprendizado e criação das oficinas de formação, realizadas na comunidade Morro das Pedras de Belo Horizonte, no primeiro semestre de 2023. Os alunos das ações de capacitação nos segmentos de som, luz e projeção participaram da montagem e operação do evento; elaboração de projetos atuaram como equipe de apoio e operação. A turma que participou da oficina de Divulgação em Redes Sociais também integrou a equipe de cobertura do evento.  


Os bastidores da preparação da turminha para as apresentações - Foto: LeoLara

“O Somos Comunidade - Cultura é o Caminhar mostrou às pessoas que passaram pelo Parque Municipal como são os bastidores de uma produção cultural, criando um elo de pertencimento com as linguagens artísticas compartilhadas por grupos, artistas, professores e alunos do Somos Comunidade. Todo o processo de produção de um evento foi mostrado ao vivo, desde a montagem de som, luz e projeção, à atuação da equipe de apoio e operação, produção de cabelo e maquiagem dos grupos e artistas que se apresentaram”, ressaltou Lilian Nunes, diretora da Coreto Cultural.


E foi a própria diretora da Coreto Cultural que comandou o Palco Plural, apresentando a programação e agitando o público. O Palco contou com diversas atividades de dança com integrantes e alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, interativas com o público, como a apresentação e o aulão interativo de Ballet, apresentação do Grupo de Jazz e apresentação e aulão interativo de Danças Urbanas. Ainda rolou aulão interativo de dança de salão Núcleo Artístico e apresentação do Camaleão Grupo de Dança. O público interagiu empolgado com as atrações, inclusive subindo ao palco para animar ainda mais as performances. 


Apresentação do Ballet da Escola de Artes IUBH - Foto: Leo Lara

Entre as atrações musicais, rolou no palco aulão de percussão Tamborilata, com o Arautos do Gueto e a Roda de Samba Morro das Pedras, com artistas que integraram o documentário espetáculo do Somos Comunidade Não Há Sol a Sós (Brasil, 2021), formada por Andinho (voz e violão) Cinara Ribeiro (voz), Dodó Silva (bateria), Mano Coti (voz), Mari Quadros – percussão, Raquel Seneias -  voz, Reginho – baixo, Rick Silva - voz e repique , Ryan (voz e pandeiro), Sabininho (cavaco), Seu Domingos (voz)  e Viniçao (voz).


O público também pode participar das atividades do espaço “Circuito Cultura é o Caminhar”, com oficinas de confecção de tambores, de adereços e artesanato com recicláveis, de maquiagem e de cabelo afro. 


O Museu dos Brinquedos se uniu ao projeto e trouxe a atividade “Se essa rua fosse minha”, que celebrou a infância a partir da valorização do espaço público, resgatando brincadeiras coletivas e oficinas de construção de brinquedos. Além disso, houve intervenções artísticas de palhaçaria com Clowns Sociedade do Riso e circenses do Espaço CircoLar, de Contagem. 


Circenses do CircoLar animou os visitantes do Parque neste dia - Foto: Leo Lara

Outra atividade foi o “Espaço do Conhecimento UFMG: Observação do Sol”, quando os visitantes foram instigados a ver o astro rei por meio de um telescópio. As pessoas também puderam ver a “Exposição de figurinos”, com peças produzidas pelos alunos nas ações de capacitação do Somos Comunidade. Muitos passantes do Parque Municipal puderam conferir as atividades oferecidas na Mostra. 


A exposição de figurinos integrou a cenografia natural do parque e mostrou um pouco da história do projeto. Foto: Leo Lara

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI


18 visualizações

Comments


bottom of page