O QUE É
Foto: Édi da Silva
Com base nas necessidades e expectativas apontadas pelos moradores do Morro das Pedras nas etapas anteriores do projeto, o Somos Comunidade preparou cinco oficinas formativas em áreas ligadas à cultura e à economia criativa: grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos. Os conteúdos e os resultados das oficinas dialogam com o E-Festival, que será realizado em setembro. Todos os cursos foram gratuitos, abertos para jovens a partir dos 12 anos. Em decorrência da Pandemia de Covid-19, as atividades desta etapa foram realizadas, predominantemente, em formato virtual, através de aulas on-line ao vivo e videoaulas gravadas. Os participantes receberam suporte pedagógico por meio do WhatsApp e de outras plataformas digitais. Esta etapa conta com o patrocínio do Instituto Unimed BH e com o incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
CICLO 2020-2021
O OBJETIVO
O Somos Comunidade aposta na capacitação como instrumento imprescindível para a transformação da afetividade coletiva em efetividade empreendedora, principalmente para jovens profissionais estreantes no mercado de trabalho, que precisam de formação prática em seus ofícios ou, simplesmente, desejam adquirir conhecimento. Foram ofertadas, no total, mais de 150 horas de formação, conduzidas por monitores que residem ou têm ligação com o Morro das Pedras e também por profissionais de renome que atuam em Minas Gerais.
As atividades de formação tiveram o objetivo de criar sinergia entre as experiências afetivas dos moradores e o potencial transformador da comunidade do Morro das Pedras. Os conteúdos e as temáticas das oficinas estimularam os participantes a produzir novas leituras e intervenções, contribuindo para redesenhar vidas e a economia local.
O RESULTADO
A criação colaborativa resultante das oficinas será parte da integrante da programação da próxima etapa, o E-Festival Somos Comunidade, cuja edição será híbrida. As pinturas, fotografias e documentários e produzidos pelos alunos também ficarão disponíveis em plataformas digitais. Já as oficinas de figurinos e a de produção de eventos vão fornecer insumos e preparar uma equipe para participar do planejamento e da operação do festival. Assim, completa-se o ciclo de ativação da inteligência coletiva da comunidade e seu aproveitamento em todas as etapas do projeto.
PROGRAMAÇÃO
OFICINA DE AUDIOVISUAL
IMERSÃO CINEMATOGRÁFICA
Nesta oficina on-line de 20 horas, composta de videoaulas gravadas, exercícios com programas gratuitos de edição de vídeo e suporte pedagógico pelo WhatsApp e pelo Facebook, os participantes conheceram a história da sétima arte, sua estrutura narrativa, organizacional e aspectos da produção de um filme. A partir de noções práticas de roteiro, fotografia, enquadramento, captura de imagens e montagem, a turma produziu cenas que resgatam as relações culturais e afetivas do cotidiano de moradores do Morro das Pedras. Os vídeos serão parte integrante do E-Festival do Somos Comunidade.
Saiba como foi a oficina aqui.
MINISTRANTES
Israel de Oliveira
Formado em Publicidade pela PUC/MG, Israel tem especialização pela Escola Livre de Cinema. Desde 2011 no mercado, atuou como videomaker em produtoras e emissoras de TV, como a TV Justiça, o Canal Minas Saúde, a Rede Brasil de Televisão e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 2019, fundou sua produtora, a Dicotomia Filmes.
Isabella Ferreira
Moradora do Morro das Pedras, Isabela atua no mercado audiovisual desde 2013. Trabalhou em produtoras de vídeos e na Record TV Minas. Nesta atividade, Isabela monitora a programação no ar, detectando possíveis problemas técnicos, checa a ordem dos blocos dos programas e dos intervalos e opera comandos específicos para garantir que a programação esteja no ar.
OFICINA
PRODUÇÃO DE EVENTOS
A oficina teve 82 horas de duração, entre aulas on-line ao vivo, videoaulas gravadas, atividades individuais e estágio. O objetivo foi preparar os participantes para atuar na produção de eventos e a colaborar na produção do E- Festival Somos Comunidade. Os participantes tiveram contato com o planejamento de um evento e os principais aspectos de sua execução, e se integraram ao processo de criação das oficinas de design, fotografia, vídeo e figurino, cujas produções também serão incorporadas à programação do festival deste ano.
Saiba mais sobre a oficina aqui.
MINISTRANTES
Bruna Pardini
Bruna Pardin é produtora de eventos desde 2002, com passagem pelos mercados da moda (Minas Trend Preview e Fashion Rio); de entretenimento (Ultra Música Festival e Festival Natura); eventos corporativos (Santander, Samsung e BASF); e cultural (Virada Cultural BH, Carnaval de BH e Ouro Preto, Festival de Arte Negra, FIT-BH). Coordenou a produção do IV ENA - Encontro Nacional de Agroecologia, em Belo Horizonte, e os eventos de comemoração dos 122 anos da capital mineira.
Nath Sol
Nath Sol atua na área da produção desde 2014. Iniciou sua trajetória na poesia, produzindo saraus nas praças de Belo Horizonte. Comprometida com as lutas sociais, atuou em projetos com LGBTQIA+, profissionais do sexo, agroecologia ENA, literatura FLI, protagonismo negro FAN, Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura dentre outros. Executa escrita, produção executiva, artística, logística e assistência de produção, sempre focada na diversidade e democratização da cultura.
OFICINA DE GRAFITE
INTENSIVÃO TÉCNICAS DE GRAFITE
A oficina de grafite on-line teve 20 horas e proporcionou aos 12 participantes o contato com o universo da linguagem - que nasceu subversiva e hoje é referência de arte urbana contemporânea - , com o uso de cores, a criação de temas, o desenvolvimento de personagens e outras técnicas de desenho. Cada aluno recebeu um kit para a produção dos trabalhos, composto de blocos de desenho e pintura com folhas de diferentes gramaturas, canetas, pincéis e tinta. A produção individual e a coletiva foram inspiradas em cenas e pessoas do cotidiano do Morro das Pedras. Os resultados serão apresentados no Festival Somos Comunidade.
Saiba como foi a oficina aqui.
MINISTRANTES
Raison Lucas
Morador do Morro das Pedras, Raison Lucas é especializado em Grafite pela Escola Livre de Artes da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Tem inúmeros trabalhos expostos em muros, becos e vielas da periferia de BH. Também atua em literatura, artes cênicas e design. Como arte-educador, desenvolveu oficinas contribuindo para a valorização da cidadania e com o crescimento de vários artistas dentro e fora da comunidade.
Mari Flô
Mari Flô é artista visual, grafiteira, educadora e ativista social no Morro das Pedras, lugar onde nasceu e vive. Seus trabalhos com Grafite valorizam uma estética “vintage moderna”, reafirmam a identidade local e de território, a memória coletiva, a religiosidade e a transcendência dos papéis de gênero.
OFICINA DE FOTOGRAFIA
MURAIS DE AFETO - PERSONAGENS DO MORRO
Com 20 horas de duração distribuídas em oito videoaulas gravadas, o principal objetivo da oficina foi despertar a atenção para a história e os detalhes que compõem o universo de personagens do cotidiano do Morro das Pedras. Os alunos conheceram técnicas de manuseio, manutenção de câmeras fotográficas e aparelhos celulares, composição das imagens e aspectos da história da fotografia no Brasil, com ênfase no retrato, e produziram imagens para a edição virtual do Festival Somos Comunidade.
Saiba como foi a oficina aqui.
MINISTRANTE
Édi da Silva
Residente na Vila Ventosa desde 2004, Edi Silva herdou do pai a paixão pela fotografia, e desde então buscou aprimorar suas técnicas. Os cursos de desenho e artes plásticas influenciaram sua linguagem fotográfica. Trabalhou como monitor e multiplicador de cursos e oficinas em escolas de Belo Horizonte, e participou de trabalhos coletivos de Grafite e fotografia. Desde 2016 é fotógrafo oficial da Galeria de Arte do Aglomerado Morro das Pedras, pela qual cobriu eventos diversos, como o duelo de MC´s e a maratona fotográfica Let´s Gophoto, entre outros.
OFICINA DE FIGURINOS
DA CRIAÇÃO À CONFECÇÃO
Com 12 de horas de duração, a oficina on-line buscou despertar o olhar dos alunos para o processo criativo de figurinos, através da história das vestimentas e das tendências atuais. Os participantes conheceram os processos de desenvolvimento de figurinos utilizados em edições anteriores do Somos Comunidade, e aprenderam a organizar e traduzir visualmente uma ideia, pesquisar os materiais, tirar as medidas, produzir e finalizar os figurinos que serão utilizados no Festival virtual de 2021. Os alunos receberam dois kits de materiais: um para a atividade de concepção dos figurinos, e outro para a de costura.
Saiba como foi a oficina aqui.
MINISTRANTES
Priscila Gouthier
É mineira, formada em design e especializada em design de joias. Atua, desde 2010, como figurinista e produtora de diversos eventos corporativos, espetáculos culturais e projetos sociais. Em 2014 assumiu a função de figurinista do Festival Cultural Unimed. Priscila também é pesquisadora e leciona sobre temas como moda, corpo e tecnologia, além de prestar monitoria para professores de diversas disciplinas. Em 2019, criou a Box 19, marca de acessórios que preza pela simplicidade das linhas e pela criação de peças atemporais e despojadas.
Mari Flô
Mari Flô é artista visual, grafiteira, educadora e ativista social no Morro das Pedras, lugar onde nasceu e vive. Seus trabalhos com Grafite valorizam uma estética “vintage moderna”, reafirmam a identidade local e de território, a memória coletiva, a religiosidade e a transcendência dos papéis de gênero.
A ETAPA FORMAÇÃO DO SOMOS COMUNIDADE FOI REALIZADA COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE.
Projeto Somos Comunidade - Formação, nº 0873/2018, aprovado no Edital 2018/2019 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).